sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia de Oxum


Ora ie ieu Oxum,
Salve dourada senhora
Da pele de ouro!
Benditas são suas águas, e essas mesmas águas lavam meu ser e me livram do mal. Oxum, Divina Rainha, bela Orixá, venha a mim, caminhando na Lua Cheia.
Traga, mãe, em suas mãos, os lírios do amor e da paz.
Torna-me doce, sedutor suave, como és. Mamãe Oxum, me proteja,
Faça que o amor seja constante em minha vida Que eu possa amar a tudo o que existe.
Me proteja contra as mandingas e feitiçarias. Daí a mim o néctar de sua doçura e que eu consiga o que desejo Mãe do ouro, da beleza e do amor, Senhora do mais puro Axé, valei-me hoje e sempre. Aie ieu Oxum!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Falando um pouco de Oxum...


Oxum

É a mãe das águas doces.
Orixá do sentimento, da harmonia, da concórdia e do equilíbrio emocional.
Tem como reino as cachoeiras e rios.
Suas enviadas são chamadas de "Senhora das águas doces". Orixá que protege a criança ainda no ventre materno.


Homenagem a Oxum
Chorei de emoção ao ouvir-lhe a voz. Ela, porém, num gesto muito terno, ofereceu-me a ponta do seu manto, para que enxugasse meu pranto. Sem ousar olhá-la, beijei com gratidão a fímbria de sua veste, e nessa humildade encontrei a minha verdade.


Fui banhado entao com as aguas da cachoeira por uma concha dourada entreabria-se deixando que eu entrasse nela; atrás de mim, apenas restavam folhas caídas de passado outono. Elas cobriam todos os dissabores, a inveja, a calúnia e até mesmo as pessoas que foram falsas amigas. Á minha frente lá estava ela, tão divina, tão graciosa na leveza de seus encantos. Foi então que ao encontra-la., Mamãe Oxum, encontrei a mim mesmo, pois dentro de meu ser somente existe lugar para o amor e a harmonia.

E, mais uma vez, bendigo tê-la achado, minha mãe, Divina Oxum




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vozes da Alma


A Natureza é minha Mãe
O Universo é meu Caminho.
A Eternidade é meu Reino.
A Imortalidade é minha Vida.

A Mente é meu Lar.

O Coração é meu Templo.
A Verdade é meu Culto.
O Amor é minha Lei.
A Forma em sí é minha Manifestação.
A Consciência é meu Guia.
A Paz é meu Abrigo.
A Experiência é minha Escola.
O Obstáculo é minha Lição.
E Dificuldade é meu Estímulo.
A Alegria é meu Cântico.
A Dor é meu Aviso.
A Luz é minha Realização.
O Trabalho a minha Benção.
O Amigo é meu Companheiro.
O Adversário é meu Instrutor.
O Próximo é meu Irmão.
A Luta é minha Oportunidade.
O Passado a minha Advertência.
O Presente a minha Realidade.
O Futuro a minha Promessa.
O Equilíbrio é minha Atitude.
A Ordem é minha Senha.
A Beleza é meu Ideal.
A Perfeição é o meu Destino.

sábado, 29 de setembro de 2012

Hoje é Dia de Xangô



Falando um pouco sobre a Energia de Xangô..

Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão, os raios, muito semelhante à Javé, Zeus, Odin e Tupã. Pode, através da sua justiça, dispensar favores, movendo favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas. A sua Lei é como a rocha, dura, justa, “cega”... Portanto, devemos pensar duas vezes antes de batermos a mão, a cabeça e clamarmos por justiça, pois se a nossa demanda for justa ele nos amparará e se não for aos rigores de sua lei seremos chamados e o seu raio de correção virá para cima de nós mesmos. Então quando nos sentirmos injustiçados, devemos pedir que Xangô nos esclareça e se estivermos certos então que ele esclareça a outra parte e se esta não ouvir então não precisamos nem pedir, que a lei de ação e reação é automática e se cumprirá a justiça de Xangô em nossas vidas.

O santuário natural, sagrado, ponto de força e habitat, é no alto de uma pedreira ou na cachoeira. Na pedreira, com Iansã, Xangô nos traz o arrojo, a determinação, a fortaleza, a segurança, a firmeza e a sustentação. Na cachoeira, junto com Oxum, nos purifica, nos energiza, nos dá vida, vigor, saúde e inteligência.


Na Umbanda Xangô é o Senhor , cujo atributo é a sabedoria a fim de exercer a Justiça Divina, aferindo em sua balança todos. Através da manipulação do elemento fogo, Xangô, mais do que fazer cumprir a lei kármica para todos os seres viventes, ilumina o caminho a ser seguido, bem como ajuda a libertar dos grilhões milenares dos enganos que escravizam a consciência.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

27 de Setembro

Sao Cosme e Sao Damiao

São Cosme e São Damião são santos católicos com grande receptividade entre as camadas afro-brasileiras do Recôncavo baiano. Seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Acusados de feitiçaria, por realizarem milagres, foram jogados de um despenhadeiro –Assim conta a história. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados. Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.

São associados aos Ibejís, divindades gêmeas do Candomblé. Apesar do catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os mesmos santos “correspondem” a entidades infantis nos cultos afro – brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião são venerados pela ma ior parte de seus devotos: os santos meninos.

Pessoas devotas , crianças, católicos, pais-de-santo, babalorixás, vendedores ambulantes do souvenir dos santos, simpatizantes, toda essa gente devota segue em clara romaria até o bairro da Liberdade, precisamente á Paróquia dos Santos Cosme e Damião, no dia 27 de setembro. Durante todo o dia de São Cosme e São Damião, são várias celebrações com procissão, missas durante o dia e uma celebração do Cardeal á noite.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Oracao a Ogum da Lua

Chamá-lo de Pai é honra, esperança, vida. Ogum da Lua, meu Pai, Vencedor de demanda, Poderoso Guardião, Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades. Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, Pai Ogum, irmão, amigo e companheiro, continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos encontram a cada instante. Pai Ogum, reine com Vossa falange de milhões de guerreiros vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito. Despedaçai Pai, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela interior. Pai Ogum, Senhor da noite e do dia, Pai de todas as horas, boas e más, livrai-nos da tentação e apontai o caminho do nosso Eu. Vencedor contigo, descansaremos na paz e na Glória de Oxala. Ogunhê, Meu Pai! Parabens meu pai pelo seu decimo quinto aniversario.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ogunhe meu pai Sete Espadas

Senhor poderoso dos 7 caminhos
Dos 7 aneis sagrados
Das 7 Espadas
Deito-me aos teus pes
No dia de hoje
E sempre
Para agradecer-lhe sua Protecao
Obrigado meu grande Pai
Por todo aprendizado
Por estar sempre com sua luz
Iluminando meu caminho.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os Caboclos de Oxossi

Provavelmente a mais popular gira de Umbanda, a dos Caboclos de Oxóssi, os índios brasileiros verdadeiros donos desta terra, que não diferente dos Negros escravos, também foram vítimas da perseguição dos que se diziam "civilizados"
A Umbanda, enquanto mistura  de diversas culturas religiosas, agregou também a ameríndia e recebe na Gira dos Caboclos estes espíritos de índios que foram pajés, caciques, caçadores, e possuíam uma fé inabalável em Tupã, Deus Supremo.
Os Caboclos trouxeram para a Umbanda toda a magia dos Pajés, a a defumação pelos charutos e cachimbos,e o  poder milagroso das ervas.

Na hora de nosso desespero, um meio a diversos problemas do cotidiano atual, o que poderia ser melhor do que se deparar com um espírito de um Cacique sábio, envolto a seus hábitos, o cheiro da erva que segura e da fumaça dos seus fumos?? Ouvir os sábios conselhos nesta hora parece ser mesmo um presente de Tupã.
É bom sempre lembrar que, quando falamos Caboclo, se entenda Caboclo ou Cabocla, pois lá estão também estas guerreiras,  caçadoras, as nossas Juremas e Jupiaras.
Talvez por ser este o encontro do homem atual, civilizado, que destruiu suas matas e natureza, com os antigos guardiões destas mesmas riquezas, a gira de Caboclos de Oxóssi, seja uma das que mais traduz o verdadeiro sentido da nossa Umbanda Sagrada.

Salve toda Falange de Oxossi...
Okê Caboclo.