sábado, 21 de novembro de 2015

Uma declaração de amor à Umbanda - Homenagem aos 19 anos Exu Tiriri do Pai Fabiano d'Oxum

A Umbanda que pratico, é pura e simples, sem conceitos cósmicos e metafísicos, sem teorias helênicas, despida de vaidades e preconceitos.
A Umbanda que pratico , não aceita que para ajudar alguém ou dar evolução a um ser espiritual, precisemos sacrificar outro ser, pois entendo que a Umbanda é antes de tudo uma celebração à vida.
A Umbanda que pratico, acolhe a todos da mesma forma, seja qual for sua cor, orientação sexual, posição social e religião.
A Umbanda que pratico, não quer servos ou escravos, quer sim pessoas de boa vontade, pessoas que venham com o coração aberto, pessoas que entendam que não devem vir para a Umbanda pensando somente em melhorar a sua vida, mas sim pessoas que entendam que ajudando a melhorar um pouco que seja este mundo, vão com certeza receber sua parte nesta melhora.
Na Umbanda que pratico, as entidades, não nos tratam como empregados ou meros “cavalos”, eles nos tratam como companheiros de jornada, não nos fazem exigências absurdas e respeitam nossos limites e nosso livre arbítrio.
Na Umbanda que pratico, sabemos que a caridade é importante, mas não só a material, entendemos que a maior caridade que podemos fazer e sermos as melhores pessoas o possível, passando isto a quem nos procura.
A Umbanda que pratico, nos incentiva a estudar e aprender cada vez mais, pois entendo que não devem existir segredos em uma coisa tão bela como esta religião.
A Umbanda que pratico, é uma Umbanda que não assusta ninguém, não causa medo, ao contrario traz o prazer e a alegria para dentro do terreiro.
Na Umbanda que pratico, não há lugar para a soberba, os títulos e cargos são meras referências, sem aquela idéia de que quem os possui é melhor que os outros.
A Umbanda que pratico, não quer ninguém vivendo “DA RELIGIÃO” e nem “PARA A RELIGIÃO”, quer sim que vivamos “A RELIGIÃO” em toda sua plenitude.
Esta é a Umbanda que me foi ensinada!
Esta é a Umbanda que eu AMO!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

AS LAGRIMAS DE UM BABALORISÁ


AQUELE PAI ESTAVA TRISTE, ACORDARA COM O PEITO APERTADO, UMA ANGUSTIA SEM MOTIVO APARENTE.
PASSOU O DIA TODO PENSATIVO,FOI PARA O TERREIRO MAIS CEDO QUE O NORMAL. ENTROU, SALDOU SUA PORTA E ENCAMINHOU-SE PARA O INTERIOR DO TEMPLO, PAROU NA PORTA, OLHOU O PISO, AS PAREDES, O TETO, CADA DETALHE QUE NÃO SÃO PERCEBIDOS AO LONGO DAS FESTAS.
FOI CAMINHANDO ATE O QUARTO DE SANTO, PAROU E FICOU A OLHÁ-LO, CADA IGBÁ, CADA DETALHE, CADA LOUÇA ABANDONADA, QUANTO AMOR FORA COLOCADO ALI PARA QUE TUDO FOSSE REALIZADO, PARA QUE UM SONHO FOSSE CONCRETIZADO, QUANTA LUZ AQUELES IGBÁS JÁ HAVIA IRRADIADO, QUANTAS BENÇÃOS.
OLHOU A O IGBÁ DE OGUM, GRANDE GUERREIRO, QUANTAS LUTAS. OLHOU AS IYABÁS QUANTA SABEDORIA E HUMILDADE E ASSIM FOI PERCORRENDO TODAS OS IGBÁS DAQUELE SEU ALTAR ATÉ SE DETER NO PEJY DE OSALÁ, IMPONENTE, NO MAIS ALTO POSTO A TUDO VIGIA, MAS SEUS OLHOS JÁ NÃO PODIAM VER, POIS AS LAGRIMAS CORRIAM PELO SEU ROSTO.
AJOELHOU-SE PERANTE AQUELE ALTAR E CHOROU SUAS LAGRIMAS, UMA A UMA FORAM CAINDO, LAVANDO O CHÃO SAGRADO DAQUELE TEMPLO.
AS LAGRIMAS DAQUELE BABA PARECIAM FALAR. FALAVAM DA INCOMPREENSÃO DAS PESSOAS, DE QUANTOS JÁ HAVIAM PASSADO POR AQUELE TEMPLO E NUNCA MAIS VOLTARAM.
FALAVAM DOS RANCORES, DAS MAGOAS E DA INGRATIDÃO... FALAVAM DAS OPORTUNIDADES PERDIDAS.
FALAVAM DOS SEUS FILHOS QUE VIERAM ATÉ SUAS MÃOS QUE OS ACOLHEU E ACALENTOU ATE QUE ELES ESTIVESSEM PRONTOS PARA TRILHAREM NOVOS CAMINHOS.

FALAVAM DAQUELES QUE PARTIRAM PARA O PLANO ESPIRITUAL E DEIXARAM SAUDADES... E UMA A UMA AS SUAS LAGRIMAS FORAM CAINDO E CADA UMA DELAS LHE FALAVA AO CORAÇÃO, ATÉ QUE A ULTIMA LAGRIMA ROLOU PELO SEU ROSTO, SÓ QUE ESTA ERA CRISTALINA E PARECIA LHE DIZER:FILHO EU SOU O PRÓPRIO OSALÁ QUE VIVE EM VOCÊ, POSSO ROLAR PELO SEU ROSTO E IR AO CHÃO, MAS JAMAIS DEIXAREI DE ESTAR EM SEU CORAÇÃO, CONTINUE A AMPARAR MEUS FILHOS E EU O RECOMPENSAREI COM AS ASAS DA LIBERDADE.
AQUELE BABA LEVANTOU-SE LAVOU O ROSTO E REALIZOU A MELHOR FUNÇÃO E FESTA DE SUA VIDA ATÉ AQUELE DIA, ABENÇOOU TODOS OS SEUS FILHOS E COMPREENDEU SEU TRABALHO E SUA MISSÃO... DORMIU TRANQUILO,PORÉM NAQUELA NOITE SEU ORISÁ DE CABEÇA APARECEU PARA ELE E DISSE-LHE :
APRENDA QUE A MISSÃO DE CADA UM É ÚNICA E PESSOAL,ENTENDA QUE O QUE VOCÊ ENCARA COM INGRATIDÃO TAMBÉM LHE SIRVA DE LIÇÃO PARA NÃO COMETER OS ERROS DA VAIDADE E EGOS INFLADOS QUE POR MUITAS VEZES AFASTARAM AS PESSOAS DE VOCÊ,APRENDA QUE APESAR DA DIVISÃO DE SACERDÓCIO E SEGUIDOR TODOS VOCÊS SÃO SERES ESPIRITUALIZADOS MAS QUE CARREGAM UM MESMO DESTINO INDEPENDENTE DA COLOCAÇÃO IMPOSTA,MAIS AO FINAL DE TUDO SAIBA:


O QUE CONTA NÃO É O QUE VOCÊ FEZ,NÃO SÃO OS APLAUSOS,AS COMENDAS OU O RECONHECIMENTO DAS PESSOAS E SIM O QUE CARREGA DENTRO DE SI EM VALORES MORAIS E ÉTICOS,POIS UM DIA VOCÊ PRESTARÁ CONTAS DE SEU INTERIOR AQUELE QUE TE DEU O SOPRO DA VIDA E TE "EMPRESTOU" O DOM DO SACERDÓCIO.'